33ª Olimpíada Brasileira de Matemática premia três alunos da rede estadual
Leia Mais...
RESOLUÇÃO SE Nº , DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011
Dispõe sobre a premiação de alunos concluintes do Ensino Médio das escolas estaduais que obtiverem os melhores resultados na prova do Saresp/2011
O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO, à vista do que lhe representou a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas e considerando:
- a importância do SARESP para a implementação de políticas públicas educacionais, relacionadas à melhoria da educação básica paulista;
- a necessidade de incentivar a participação de alunos das provas do SARESP, dada a importância da avaliação do rendimento escolar para o aprimoramento da prática pedagógica e, por via de consequência, para a melhoria do ensino;
- o reconhecimento do êxito alcançado pelo aluno do ensino médio ao término de sua escolaridade básica, mediante a concessão de prêmio pelo mérito alcançado,
Resolve:
Artigo 1º – Fica instituído o Prêmio “Saresp 2011”, destinado aos alunos concluintes do Ensino Médio regular, com o objetivo de incentivar maior participação e envolvimento desses estudantes nas avaliações do Saresp programadas para os dias 29 e 30 de novembro de 2011.
Artigo 2º – Concorrerão à premiação, instituída pela presente resolução, os alunos concluintes do Ensino Médio, das escolas da rede pública de ensino da Secretaria de Estado da Educação, que venham a realizar, na respectiva turma/classe do período diurno (manhã/tarde) ou do noturno, todas as provas previstas para o Saresp/2011.
Artigo 3º – Serão contemplados com o Prêmio “Saresp 2011”, os alunos concluintes do Ensino Médio, dos períodos diurno e noturno de cada unidade escolar, que venham a apresentar, relativamente a todas as turmas/classes do período, os maiores valores de média aritmética, calculada entre os resultados obtidos nas provas de Língua Portuguesa e de Matemática, desde que atinjam, no mínimo, a proficiência correspondente ao nível básico.
Parágrafo único – Em caso de ocorrer empate das médias aritméticas entre alunos de um mesmo período, o desempate dar-se-á pelo melhor resultado obtido na prova de Matemática, sendo que, na persistência do empate, será realizado sorteio.
Artigo 4º – A premiação, que se processará com a entrega de até 12.000 notebooks, contemplará todas as escolas estaduais que mantêm curso de Ensino Médio, cabendo a cada uma, por período de funcionamento, a quantidade de prêmios correspondente ao número de turmas de 3ª série participantes do Saresp/2011, conforme base de dados do CIE, de 30/08/2011, utilizada como referência para sua aplicação.
§ 1º – Após a realização das provas, a plena correspondência entre o número de prêmios e o número de turmas de 3ª série por período, em cada escola, só não ocorrerá se a quantidade de alunos, no período, que tenham atendido a condição de proficiência básica, prevista no caput do artigo anterior, venha a ser inferior ao número de prêmios.
§ 2º – Ocorrendo a situação prevista no parágrafo anterior, os prêmios remanescentes poderão ser entregues a alunos de turmas do outro período, na mesma escola, observando-se os critérios estabelecidos no artigo anterior.
Artigo 5º – A divulgação da relação dos alunos premiados dar-se-á por publicação no Diário Oficial do Estado, após o início do ano letivo de 2012.
Parágrafo único – A entrega dos prêmios ocorrerá em âmbito regional, realizada em evento a ser programado e organizado pelas Diretorias de Ensino.
Artigo 6º – Contra os resultados divulgados, não caberá interposição de recursos de qualquer espécie e, em face do caráter sigiloso inerente às avaliações externas, também não caberá solicitação de vistas a provas.
Artigo 7º – Para acompanhamento e monitoria das ações concernentes à realização da premiação e para tomada de decisões em casos omissos, será designada Comissão de Trabalho, constituída por representantes de órgãos centrais e regionais da Secretaria da Educação e da Fundação para o Desenvolvimento da Educação FDE/GAIRE, indicados pelo Gabinete desta Pasta.
Artigo 8º – A Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, ouvida a Comissão de Trabalho, a que se refere o artigo anterior, poderá baixar orientações complementares, que se façam necessárias à implementação do processo de premiação.
Artigo 9º – Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Conforme combinado, segue abaixo os links para download dos materiais trabalhados nos primeiros encontros do Curso.
Alunos e professores da rede estadual que conquistarem medalhas de ouro ganharão um microcomputador cada um. A iniciativa visa incentivar os 177 mil estudantes que participarão da segunda e última fase da competição, no dia 5 de novembro
A Secretaria de Estado da Educação premiará os estudantes da rede estadual que conquistarem medalhas de ouro na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A iniciativa visa incentivar os 177.377 alunos de escolas estaduais paulistas que no dia 5 de novembro participarão da segunda e última fase da competição. Os vencedores, assim como os respectivos professores-orientadores, receberão um microcomputador cada um. A lista com o nome dos classificados e os locais de prova pode ser conferida no site dahttp://www.obmep.org.br.
Voltada a estudantes do Ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas de todo o País, a OBMEP é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o objetivo de estimular o estudo da matemática.
A primeira etapa da olimpíada aconteceu no dia 17 de agosto e contou com a participação de 3,5 milhões alunos e 5,2 mil escolas da rede estadual paulista. Com o incentivo, a expectativa é que os estudantes superem o recorde de premiações na competição, obtido em 2010, quando foram conquistadas 83 medalhas de ouro, 212 de prata e 442 de bronze, além de 8.319 menções honrosas.
Um dos ouros foi conquistado por Willian Pessoa de Abreu, 14 anos, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, localizada no Jardim Patente, na capital. Neste ano, o estudante foi novamente classificado para a segunda fase e espera repetir o feito de 2010. “Gosto de cálculos, de geometria. Sempre tive facilidade. Vou me dedicar para conseguir mais uma medalha de ouro”, conta o estudante, que se prepara para a competição participando de grupos de estudos orientados por seus professores.
Os competidores com melhor desempenho na segunda fase serão premiados com 500 medalhas de ouro, 900 de prata, 1.800 de bronze. Além disso, serão concedidos certificados de menção honrosa a até 30 mil alunos. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP), do Ministério da Ciência e Tecnologia. Nesse programa, os ganhadores da competição estudam matemática por um ano com bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A OBMEP também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.
A organização do evento também premiará os professores e as escolas que obtiverem a melhor pontuação baseada no número de estudantes medalhistas. Um computador portátil com pacote de programas livres relacionados ao ensino de matemática será dado a cada um dos 127 docentes mais bem colocados e a 81 escolas premiadas. As unidades escolares receberão ainda um kit de projeção móvel (datashow).
Videoconferência: Avaliação na Aprendizagem em Processo
Sinopse:
Orientar as equipes das DE's e das escolas para a ação que visa apoiar professores e gestores da escola para que possam responder rapidamente às necessidades dos alunos, por meio de intervenções organizadas em processos de recuperação contínua e/ou paralela.
Concurso promovido pela Secretaria da Educação é voltado a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas estaduais da capital, Grande São Paulo e interior. O cadastramento pode ser feito nas Diretorias de Ensino
Vencedores ganharão computadores e acervo de livros
Termina nesta sexta-feira (26/08) o prazo de inscrições para as escolas estaduais interessadas em participar da IV Jornada da Matemática, concurso promovido pela Secretaria de Estado da Educação e voltado a alunos do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental da capital, Grande São Paulo e interior. As unidades devem fazer o cadastro na respectiva Diretoria de Ensino. A ficha de adesão e as instruções estão disponíveis no site www.crmariocovas.sp.gov.br.
Clique abaixo para realizar o download dos arquivos do Módulo III do Curso de Implementação do Currículo de Matemática
Segue abaixo a lista de Atividades que serão desenvolvidas pelo CAEM no 2º semestre deste ano.
Série de vídeos ensinando como usar o GeoGebra. Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Compatilhamento pela mesma licença 3.0 Unported. http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/
Clique na imagem abaixo para ser redirecionado para a página do Curso.
Olá pessoal, boa noite, segue o material do 1º encontro do Módulo III do Curso de Implementação do Currículo. Desculpe a demora. Abraço a todos e um bom trabalho.
COMUNICADO N° :112/11
Taboão da Serra, 25 de Abril de 2011.
Da: Oficina Pedagógica
Para: Todas as UES
Assunto: Curso de Implementação do Currículo de Matemática – Módulo III
Informamos que, no dia 06/04/2001 iniciou o Curso de Implementação do Currículo de Matemática - Módulo III. Todos que compareceram na 1ª aula e/ou se inscreveram, estão com a participação validada.
Os encontros dos dias 27/04/2011(Quarta-feira) e 30/04/2011 (Sábado) serão suspensos, nestas datas ocorrerá o ciclo de palestras promovido pela Diretoria de Ensino.
Segue abaixo a previsão de datas para o decorrer do curso:
Lembrando à todos que o Curso de Implementação do Currículo de Matemática - Módulo III, inicia-se neste sábado, (09/04/2011). Aos interessado em realizar o curso, temos Turmas de Quartas-feiras e Sábado. As inscrições podem ser realizadas pelo endereço abaixo.
Reforçamos à todos que estão abertas as inscrições para o Curso de Implementação do Currículo de Matemática Módulo III. Os interessados poderão fazer as inscrições até 06/04/2011 através dos endereços:
http://www.diretoriataboao.com.br ou http://matematicataboao.blogspot.com.
O início do curso será no próximo dia 06/04/2011 (quarta-feira) e 09/04/2011 (sábado).
Clique na imagem para realizar sua inscrição:
Estão abertas as inscrições para o Módulo III do Curso de Implementação do Currículo de Matemática. As inscrições deverão ser feitas on-line, até o dia 06/04/2011, no site Oficial da Diretoria ou pelo Blog de Matemática da Diretoria de Ensino. Clique na imagem abaixo para realizar sua inscrição.
Prezados cursistas,
Em 19 de março, das 9h às 13h, será realizado o II Encontro Presencial dos cursos do Programa Rede São Paulo deFormação Docente – REDEFOR nas Diretorias de Ensino (DE).
Segue Abaixo o endereço para Download do Boletim Completo.
Endereço do encontro da Diretoria:
Escola Estadual Dr Rodolfo Jose da Costa e Silva
Rua: Dr Jorge Balduzzi , 182 - Jd Mimas, Embu CEP: 06807-480
Horário: das 9:00 às 13:00h
Fotos das OTs do Programa Escola da Família
Educador Profissional
Educador Universitário
Segue abaixo um Portfólio da Reunião de Recuperação Paralela de Matemática em Março. Todo o material trabalhado na reunião está em um único arquivo, veja a imagem abaixo para ter acesso aos arquivos do Portfólio.
Segue abaixo o link para download do arquivo. Se tiver qualquer dúvida para vizualizar os arquivos, postarei os mesmos separadamente.
Link Para Download
Segue abaixo algumas indicações de sites interessantes para a utilização de jogos e materiais diversos nas aulas de Matemática.
Bom Trabalho à todos
COMUNICADO N° 48/11
Convocamos os professores de Recuperação de Português e Matemática de todas as UEs, para participar da 1ª OT de Recuperação que acontecerá:
- Dia 11/03/2011, 6ª feira, Matemática
- Dia 16/03/2011, 4ª feira, Português.
Obs: Os professores do Taboão da Serra deverão comparecer no período da manhã ( das 8:30 às 12:30) e os professores do Embu no período da tarde ( das 13:30 às 17:30). Em caso de impossibilidade de cumprir o horário determinado é facultada a mudança.
Atenciosamente
Oficina Pedagógica
Confira no Site da Diretoria o Cronograma de Atribuição.
Clique aqui para acessar o cronograma de atribuição dos dias 28/02 a 03/03/2011.
Publicado o novo cronograma de atribuição 2011. Acesse no link abaixo para ter todas as informações necessárias.
Acesse o site da CENP para ter acesso ao documento elaborado pelo orgão da SEE, para auxiliar no processo de planejamento escolar 2011.
Acesse aqui o documento da disciplina de Matemática. Para as demais disciplinas clique no logo acima para ter acesso aos documentos. Bom Trabalho.
Publicado no site da diretoria o cronograma de atribuição 2011, verifique no link abaixo
Disponível o novo Site da Diretoria de Ensino de Taboão da Serra. Fique bem informado acessando frequentemente o endereço abaixo.
OESP ONLINE
21 de janeiro de 2011 | 10h 56
Secretário de Educação de SP acena com reajuste e plano de carreira
Herman Voorwald, que apresenta hoje proposta inicial, diz que vai incluir os professores nas discussões
Em uma tentativa de reaproximação com os professores do ensino público estadual, o governo paulista estuda conceder um reajuste salarial e criar um plano de carreira para os funcionários da educação. Segundo o secretário da pasta, Herman Voorwald, uma proposta inicial seria apresentada nesta sexta-feira, 21. O governo afirma que vai incluir os professores nas discussões do novo projeto.
A interlocução com os professores foi um dos principais obstáculos políticos da administração do ex-governador José Serra. Em março do ano passado, pouco antes do anúncio oficial da candidatura presidencial de Serra, a Associação dos Professores do Estado de São Paulo (Apeoesp) promoveu uma greve e passeatas contra o governo estadual.
Os detalhes da nova política ainda não foram divulgados. Voorwald afirmou apenas que o plano de carreira não vai beneficiar somente os professores. “Já pedi à área de Recursos Humanos um estudo - o cronograma será entregue sexta-feira - com política salarial para os próximos quatro anos e plano de carreira”, disse ele. “É um plano para todos os servidores da educação. Não há como não reconhecer que quem faz o processo administrativo também é importante para a educação.”
O governador Geraldo Alckmin, em lançamento ontem do programa Trato na Escola, falou em “valorização salarial” para o magistério. “Escola é ter o professor motivado. Nosso compromisso é com a valorização salarial e a capacitação permanente”, afirmou.
Reformas. O Trato na Escola - cuja edição de 2011 foi lançada ontem - destinará R$ 127,3 milhões para obras de infraestrutura nas cerca de 5 mil escolas do Estado. O dinheiro deverá ser investido em pequenas reformas - como pintura - para o começo do ano letivo, no dia 10 de fevereiro. Os recursos também poderão ser usados para limpeza dos prédios e projetos de paisagismo. “O programa é para deixar as escolas bonitinhas, pintadinhas, para receber os alunos”, afirmou Alckmin. É a quarta edição do programa, lançado em 2008, durante o governo Serra.
Segue abaixo o cronograma de oficinas e cursos oferecidos pelo CAEM ( Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática IME-USP), para o 1º Semestre de 2011.
Clique aqui para fazer o download do cronograma
Classificação p/ atribuição Aulas e Classes EFETIVOS – 19/01/2011
Clique Aqui para consultar:
Bom dia, segue abaixo o endereço para consulta do cronorama de atribuição 2011. Boa Sorte à todos.